RISOTERAPIA



O sorriso é a curva mais bonita no corpo de qualquer pessoa
 Saia de dentro de sua concha e sorria para o mundo

 
Viagem anestésica 
O gás do riso, ou hilariante, produz uma suave depressão numa região do cérebro relacionada aos sentimentos e à autocensura. Ao inalá-lo, a pessoa entra num estado de relaxamento e felicidade, podendo mesmo rir à toa. A sensação é parecida à de quando se exagera um pouco na bebida. Ainda não se sabe precisamente qual é o mecanismo de ação do gás, cujo nome correto é óxido nitroso (N2O). Ele foi descoberto em 1772 pelo químico inglês Joseph Priestley. Alguns anos depois, verificou-se que o gás provocava uma sensação agradável ao ser inalado. Assim, não demorou muito para que a substância passasse a ser "cheirada" durante festas. Em 1844, o dentista americano Horace Wells percebeu que o gás tinha efeito anestésico por acaso: numa festa, Wells reparou que um dos convidados que havia inalado o óxido nitroso se machucou, mas não demonstrava sentir dor. Curioso, o dentista resolveu testar a substância e foi o primeiro paciente a ter um dente extraído após inalar o gás. Em consultórios dos Estados Unidos, da Europa e de outros países espalhados pelo mundo, o óxido nitroso é usado há tempos. Já no Brasil só agora vem conquistando mais adeptos. "O paciente se mantém calmo e consciente, o que aumenta a segurança do procedimento odontológico", diz o cirurgião dentista Luiz Alberto Ferraz de Caldas, diretor da Associação Brasileira dos Cirurgiões Dentistas, seção do Rio de Janeiro.
 
Em cinco minutos o óxido nitroso já aumenta a tolerância à dor
 
1. Por meio de uma máscara, o paciente inala uma mistura de óxido nitroso e oxigênio no máximo com 70% de óxido. Esses dois gases saem de cilindros e a proporção da mistura é controlada pelo dentista
2. Após ser inalado, o gás alcança os pulmões. Como a substância tem grande capacidade de expansão, ela passa pelos alvéolos pulmonares e cai na corrente sanguínea.
3. Rapidamente o gás começa a circular pela corrente sanguínea e ruma em direção ao sistema nervoso central, onde o óxido nitroso passa a agir cerca de 5 minutos após ser inalado pela pessoa.

4. A ação do gás é no córtex cerebral, região relacionada aos sentimentos de medo, ansiedade e autocensura. Acredita-se que ele reduza as transmissões nervosas no córtex. Uma eventual vontade de rir é efeito secundário. O mais importante no consultório é que o gás relaxa o paciente e aumenta sua tolerância à dor, agindo como um anestésico.

E ... efeitos secundários?


Ioga do riso faz parte de reabilitação de pacientes

Prática combina técnicas de respiração da ioga e exercícios de riso.
 

Risos altos ecoavam em um edifício do governo em Manila, nas Filipinas, enquanto pacientes com deficiência física se reuniam para uma sessão de terapia incomum. Eles estavam praticando a ioga do riso, que é uma combinação das técnicas de respiração da ioga, alongamento, cantos e exercícios de riso.

Essa prática pode melhorar o humor, aumentar os níveis de energia, melhorar a memória, reduzir o estresse e fortalecer o sistema imunológico.

Flora Leone, uma das participantes que  tem uma doença congênita nos ossos conta que, a princípio, ficou nervosa sobre participar da atividade. "No começo, estava com vergonha porque pensei: 'ele está tirando sarro de nós?' Mas não era isso porque era como uma rotina de exercícios para nós."

 
Pacientes com câncer sorriem durante sessão de ioga do riso em Manila.

 Trinidad também trouxe a prática da ioga do riso para ONGs como a Fundação Carewell, que cuida de pacientes com câncer nas Filipinas. Uma das voluntárias da ONG, Mayet Ganir, disse que alguns pacientes com câncer sofrem de depressão e baixa autoestima e o ioga do riso acaba complementando seu tratamento.

"Tratar não é apenas quimioteraía e remédios. Acreditamos que isso é apenas metade. A outra metade é a perspectiva positiva do paciente e dar a eles esperança de que irão melhorar", disse.

 Yoga do Riso é uma forma de Ioga executada provocando o riso. O riso usado é provocado, e por isso não envolve humor ou comédia. Hábito que pode ser adquirido e usado no dia a dia, para uma postura mais positiva.
 

Quando rimos existe libertação no nosso organismo de substâncias bioquímicas no nosso organismo:

Serotonina – que atua como um antidepressivo natural.

Endorfinas– hormonios que aliviam a dor e provocam uma sensação de bem-estar.

Dopamina – que auxiliam o estado de ânimo.

Adrenalina - que potencia o nosso estado desperto e auxilia na retenção de informação.

Derivado a esta libertação ocorrem outros benefícios como o fortalecimento do nosso corpo e revitalização dos sistemas imunitários, circulatório, respiratório e digestivo. Permite também melhoria da capacidade criativa e de concentração assim como o desenvolvimento da auto-estima.


Clubes do Riso

Um clube do riso é um meio dos participantes do Yoga do Riso se encontrarem e praticarem em conjunto, que é importante na prática desta atividade, pois o riso como exercício físico é estimulado ao ser feito em grupo. Através do contacto directo de olhares e de uma atitude de brincadeira de criança, depressa se transforma em riso real e contagioso.

O primeiro clube do riso foi formado pelo Dr. Madan Kataria em 1995, na Índia. Hoje existem mais de 6000 Clubes do Riso espalhados por mais de 60 países

Dr. Madan Kataria, um médico de Mumbai, Índia popularmente conhecido como o "Guru de Giggling" (London Times), é o fundador do movimento Laughter Yoga clubes começou em 1995. Ao pesquisar os benefícios do riso, ele ficou impressionado com o número de estudos que mostram profundas benefícios fisiológicos e psicológicos do riso. Ele decidiu encontrar uma maneira de entregar esses benefícios aos seus pacientes e outras pessoas. O resultado é o Yoga do Riso, uma rotina de exercícios único que combina exercícios de grupo riso com a respiração de ioga, que permite a qualquer um rir sem o uso de piadas, humor ou comédias. Começou com apenas com apenas cinco pessoas em um parque público em Mumbai em 1995, ele cresceu em um movimento mundial de mais de 6000 clubes de Yoga do Riso em mais de 60 países. Rapidamente se espalhou nos EUA, Canadá, Europa, Austrália, Oriente Médio, Sudeste Asiático, China e África.
 

Dr. Kataria é um orador principal, inspirador e inspirado para empresas, corporações e organizações de todo o mundo. Ele também é consultor empresarial para a saúde holística, gestão do stress, teambuilding, liderança, desempenho e habilidades de comunicação de pico. Um orador popular, Dr. Kataria é caracterizado frequentemente na televisão e rádio em todo o mundo e está associada a uma série de projetos de investigação para medir o benefícios do riso. Estudos recentes nos EUA e Bangalore, na Índia, utilizando o riso incondicional confirmaram positivamente esses benefícios. Esta confirmação científica de que tem sido observado em milhares de grupos riso marca um ponto de viragem na aceitação de Yoga do Riso no mundo dos negócios, escolas, hospitais, centros de terceira idade e outras areas.


Minha mulher chegou do salão de beleza toda feliz olhou pra mim e perguntou:
- Não vai falar nada?
Então eu falei:
- Estava fechado de novo?
Estou contando essa história daqui do hospital.
 
 
 
 
Aquele político velho de guerra estava sendo julgado por corrupção. Enquanto transcorria o julgamento, ele aguardava em sua casa nervosamente. De repente, toca o telefone e o advogado encarregado da sua defesa diz, sem esconder a euforia:
http://www.piadascurtas.com.br/diz.gif?876daa Doutor, a justiça foi feita!
http://www.piadascurtas.com.br/diz.gif?876daa Vamos apelar! http://www.piadascurtas.com.br/diz.gif?876daa emenda o safado
 
Um sujeito vai visitar um amigo deputado e aproveita para lhe pedir um emprego para o seu filho que tinha acabado de completar o supletivo do 1ºgrau.
 Eu tenho uma vaga de assessor, só que o salário não é muito bom…
 Quanto doutor?
 Pouco mais de 10 mil reais!
 Dez Mil!!!!???? Mas é muito dinheiro para o garoto! Ele não vai saber o que fazer com tudo isso não, doutor!!! Não tem uma vaguinha mais modesta?
 Só se for para trabalhar na Assembleia. Meio período e eles estão pagando só 7 mil!
 Ainda é muito doutor! Isso vai acabar estragando o menino!
 Bom, então tenho uma de consultor. Estão pagando 5 mil reais por mês.
 Isso tudo é muito ainda, doutor. O Senhor não tem um emprego que pagasse uns mil e quinhentos ou até dois mil reais???
 Ter até tenho, mas aí é só por concurso e é para quem tem curso superior pós graduação ou mestrado, bons conhecimentos em informática, domínio da língua portuguesa e conhecimentos gerais. Além do mais, ele terá que comparecer ao trabalho todos os dias…
 ????????????????????????????????????????????
 


Nenhum comentário: