SUSTENTABILIDADE


Role a pagina para ver todos assuntos publicados

Arvores milenares
Fotógrafa registra as árvores mais antigas do mundo
 
A fotógrafa Beth Moon passou 14 anos em uma busca pelas árvores mais velhas do mundo. Nesse período viajou pela África, Europa, Ásia, Oriente Médio e o seu país - capturando belíssimas imagens da natureza.
Beth publicou 60 de suas imagens em preto e branco no livro Ancient Trees: Portraits Of Time (Abbeville Press). A fotógrafa selecionou as árvores pela idade, tamanho e história - a mais antiga delas tinha 4.800 anos!
Entre as imagens estão os baobás de Madagascar, chamados de "árvores de cabeça para baixo", por causa da falta de proporção entre os troncos gigantes e galhos pequenos. Outro exemplo são os dragoeiros, espécie em formato de guarda-chuva com seiva avermelhada, que cresce apenas na ilha de Socotra, no nordeste da África.
"De pé como um dos maiores e mais antigos monumentos da Terra, creio que essas árvores simbólicas ganharão significância maior, especialmente em um tempo quando nosso foco está direcionado a encontrar as melhores maneiras de viver com o meio ambiente".
 
Imagem mostra um dragoeiro, espécie de crescimento lento nativa do arquipélago de Socotra, em frente à costa da África Oriental

Templos de Angkor, no Camboja, se mantêm de pé há cerca de mil anos; natureza retomou o local que abrigava uma civilização humana - a cidade sob as árvores
 
As árvores mais antigas e monumentais do mundo despertaram o interesse da fotógrafa americana Beth Moon, que passou 14 anos documentando sua existência.
Moon viajou pelos Estados Unidos, Europa, Ásia, Oriente Médio e África registrando desde os dragoeiros – árvores da ilha de Socotra que produzem uma resina medicinal vermelha – até as árvores milenares que dominaram os antigos templos de Angkor, no Camboja, passando pela sumaumeira, conhecida e reverenciada pelos índios da Amazônia.
O livro "Ancient Trees: Portraits of time" (Árvores antigas: Retratos do tempo, em tradução livre), que reúne as fotos, foi publicado pela editora Abbeville Press. É possível ver mais exemplos do trabalho de Moon em seu site www.bethmoon.com.

O TEIXO de Whittingehame é uma árvore considerada patrimônio da Escócia

Os baobás são reconhecíveis por seus troncos inchados e são encontrados naturalmente em áreas secas de Madagascar, em países africanos e na Austrália
Mafumeira, também conhecida no Brasil como sumaumeira
 
 
 
 


 
 
 
 



O mundo tem três trilhões de árvores e perde 10 bilhões por ano, diz estudo
Um estudo da Universidade de Yale, publicado pela revista científica Nature, calcula que o número de árvores no mundo passa de três trilhões. Isso significa que há 420 árvores para cada habitante do planeta...

Enquanto isso na Amazônia ...
 
 
 



  No coração da floresta amazônica um caboclo corta com uma motosserra um Angico-vermelho centenário de mais de 30 metros de altura.




DOULA

A palavra "doula" vem do grego "mulher que serve". Nos dias de hoje, aplica-se às mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto.


Antigamente a parturiente era acompanhada durante todo o parto por mulheres mais experientes, suas mães, as irmãs mais velhas, vizinhas, geralmente mulheres que já tinham filhos e já haviam passado por aquilo. Depois do parto, durante as primeiras semanas de vida do bebê, estavam sempre na casa da mulher parida, cuidando dos afazeres domésticos, cozinhando, ajudando a cuidar das outras crianças.


Conforme o parto foi passando para a esfera médica e nossas famílias foram ficando cada vez menores, fomos perdendo o contato com as mulheres mais experientes. Dentro de hospitais e maternidades, a assistência passou para as mãos de uma equipe especializada: o médico obstetra, a enfermeira obstétrica, a auxiliar de enfermagem, o pediatra. Cada um com sua função bastante definida no cenário do parto.


O médico está ocupado com os aspectos técnicos do parto. As enfermeiras obstetras passam de leito em leito, se ocupando hora de uma, hora de outra mulher. As auxiliares de enfermeira cuidam para que nada falte ao médico e à enfermeira obstetra. O pediatra cuida do bebê.


Apesar de toda a especialização, ficou uma lacuna: quem cuida especificamente do bem estar físico e emocional daquela mãe que está dando à luz? Essa lacuna pode e deve ser preenchida pela DOULA ou acompanhante do parto.

 

O ambiente impessoal dos hospitais, a presença de grande número de pessoas desconhecidas em um momento tão íntimo da mulher, tende a fazer aumentar o medo, a dor e a ansiedade. Essas horas são de imensa importância emocional e afetiva, e a doula se encarregará de suprir essa demanda por emoção e afeto, que não cabe a nenhum outro profissional dentro do ambiente hospitalar.

 
O que a doula faz?

Antes do parto a ela orienta o casal sobre o que esperar do parto e pós-parto. Explica os procedimentos comuns e ajuda a mulher a se preparar, física e emocionalmente para o parto, das mais variadas formas.

Durante o parto a doula funciona como uma interface entre a equipe de atendimento e o casal. Ela explica os complicados termos médicos e os procedimentos hospitalares e atenua a eventual frieza da equipe de atendimento num dos momentos mais vulneráveis de sua vida. Ela ajuda a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto e parto, mostra formas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens, relaxamento, etc..

Após o parto ela faz visitas à nova família, oferecendo apoio para o período de pós-parto, especialmente em relação à amamentação e cuidados com o bebê.

A doula e o pai ou acompanhante

A doula não substitui o pai (ou o acompanhante escolhido pela mulher) durante o trabalho de parto, muito pelo contrário. O pai muitas vezes não sabe bem como se comportar naquele momento. Não sabe exatamente o que está acontecendo, preocupa-se com a mulher, acaba esquecendo de si próprio. Não sabe necessariamente que tipo de carinho ou massagem a mulher está precisando nessa ou naquela fase do trabalho de parto.

Eventualmente o pai sente-se embaraçado ao demonstrar suas emoções, com medo que isso atrapalhe sua companheira. A doula vai ajudá-lo a confortar a mulher, vai mostrar os melhores pontos de massagem, vai sugerir formas de prestar apoio à mulher na hora da expulsão, já que muitas posições ficam mais confortáveis se houver um suporte físico.

O que a doula não faz?

A doula não executa qualquer procedimento médico, não faz exames, não cuida da saúde do recém-nascido. Ela não substitui qualquer dos profissionais tradicionalmente envolvidos na assistência ao parto. Também não é sua função discutir procedimentos com a equipe ou questionar decisões.

As doulas não podem ser consideradas parteiras, pois não realizam procedimentos médicos como auscultação fetal, medição de pressão e exame de toque do colo uterino. Sua função intraparto é de dar apoio físico e emocional à mulher em trabalho de parto.

Ryan Hreljac

Canadense, nascido em 31 de maio de 1991, desde pequeno desejava um mundo mais justo e não entendia o motivo de tantas pessoas morrerem de sede ou por água contaminada na África. O cara já beneficiou mais de 700.000 vidas.





A aula onde tudo começou


Com apenas seis anos, Ryan Hreljac estava assistindo uma aula na sua escola em Kemptville, Canadá, quando a professora disse que todos os anos milhares de crianças africanas ficavam doentes ou morriam por ingerir água contaminada. As condições de saneamento eram péssimas e as crianças tinham que andar vários quilômetros por dia para conseguir um pouco de água. Suja e escura, longe de ser potável.


Ryan se comoveu com a história, pois ele tinha água limpa a hora que quisesse, sem nenhum esforço, bastava abrir a torneira. Perguntou para sua professora qual o valor que precisaria para levar água para as crianças africanas e ela se lembrou da ONGWaterCan que perfurava poços na África e que um poço pequeno deveria custar cerca de 70 dólares.


Ryan chegou todo animado em casa e disse para sua mãe, Susan, que precisava de 70 dólares para construir um poço para as crianças da África. Ela não lhe deu o dinheiro de imediato e informou que ele teria que fazer tarefas domésticas por um bom tempo para poder arrecadar esse valor. O pequeno garoto trabalhou durante 4 meses até conseguir o dinheiro. Isso o fez se sentir muito mais produtivo, participativo e ligado à causa do que se tivessem lhe dado a quantia logo de cara.


Ryan e sua mãe foram até a WaterCan, mas parece que às vezes o mundo se recusa a receber nossos presentes para testar a motivação de nossa generosidade. Na ONG informaram ao garoto que somente a bomba manual custava 70 dólares! Para a perfuração do poço o valor era 2.000 dólares. Susan disse que não poderia lhe dar esse dinheiro, nem que ele fizesse tarefas domésticas a vida toda. Ryan falou que voltaria em breve com o dinheiro.


A energia e determinação de Ryan animaram vizinhos, irmãos e amigos. Todos se propuseram a trabalhar, vender produtos e conseguir doações. Em pouco tempo arrecadaram 700 dólares e a WaterCan prometeu que completaria o restante do valor.

"Eu adoro ouvir mais exemplos de pessoas que apenas fizeram o que elas queriam fazer e não ligaram se não iriam resolver o problema todo ou não iriam fazer o maior impacto sobre o mundo, mas foram ingênuas o suficiente para fazer o que eu fiz quando eu tinha seis anos. E é incrível o que pode acontecer ao longo do tempo."


O poço que beneficiou milhares de vidas 

Em 1999, o tão almejado poço foi construído na Angolo Primary School, em Uganda, beneficiando milhares de pessoas com água potável. A história, porém, não termina aí. Essa foi apenas a realização de uma pequena parte do sonho de Ryan.
 
Depois da construção do poço, foi feita uma parceira entre a escola do Canadá (Holy Cross Public School ) e a de Uganda (Angolo Primary School), pela qual as crianças podiam trocar correspondências. Numa dessas correspondências Ryan conheceu Jimmy Akana, um garoto que antes da construção do poço tinha que andar oito quilômetros para buscar água imunda. O recipiente que Jimmy carregava era pequeno, tinha no máximo capacidade para 10 litros, assim ele tinha que fazer várias viagens para completar o pote que tinham em casa e só depois ir à escola.
 
Ryan ficou emocionado com o que Jimmy lhe contou. As correspondências já não eram suficientes: queria conhecê- lo pessoalmente, sentir a realidade dele e das outras crianças. Os pais de Ryan percebiam que mesmo com a construção do poço, o filho não parava e continuava dedicado, lutando por mais doações e com muito esforço financeiro lhe presentearam com uma viagem para Uganda.

Em 2000, Ryan, seus pais e o guia chegaram de caminhonete por uma estrada de terra ao pequeno vilarejo onde foi construído o poço. Ryan ficou surpreso, pois havia milhares de crianças enfileiradas batendo palmas para ele. Os líderes do aldeia levaram Ryan até o poço e lhe pediram pra ler o que estava escrito no concreto:
"Poço de Ryan. Financiado por Ryan Hreljac. Para a comunidade de Angolo".
 
"Esta experiência ajudou-me muito. Aprendi que somos todos iguais. Aprendi que as crianças precisam de certas coisas para viver com saúde e felizes, independentemente do lugar. Precisam de alimentos suficientes para comer e de água para sobreviver. Precisam de ter condições para ir às aulas e oportunidades para brincar e se divertir. Robustos e bem preparados, também eles poderão ajudar a humanidade inteira."

A família Hreljac ganha um novo membro

Jimmy Akana, o africano que conheceu Ryan na primeira viagem que ele fez para Uganda, estava passando por maus bocados. No dia 20 de outubro de 2002, no meio da noite, Jimmy foi sequestrado violentamente pela Lord's Resistance Army (LRA), um grupo rebelde que tentava derrubar o governo e que já tinha capturado mais de 20.000 crianças desde 1986, transformando crianças em soldados e forçando -as a matar e raptar pessoas do seu próprio povo.
 
Desde a visita para Uganda, em 2000, os pais de Ryan, Mark e Susan Hreljac enviavam para Jimmy, roupas, livros e dinheiro para escola. Por um momento Jimmy desanimou e pensou que nunca mais veria Ryan e os pais dele, mas pra quem enfrentou a sede durante anos, escapar não parecia ser tão impossível assim. Jimmy fugiu da cordas e correu. Os soldados deram vários tiros, mas ele conseguiu se esconder na floresta.
 
Jimmy estava sem teto e sozinho, quando se lembrou de Tom Omach, gerente de projetos, que cresceu perto da vila dele e que organizou a primeira viagem de Ryan para a África. Jimmy chegou a casa de Tom muito assustado e ele prontamente abraçou o garoto e disse que não estavam seguros ali, pois algum vizinho amedrontado poderia denunciá-lo. Tom pedalou por sete quilômetros para a casa do tio de Jimmy e o deixou o garoto lá, dizendo que voltaria em breve para buscá-lo.
 
Tom Omach mandou uma email para Família de Ryan e todos ficaram preocupados com a situação, não conseguiam dormir e queriam que Jimmy viesse para Canadá o quanto antes. Depois de um plano bem sucedido, Jimmy finalmente chegou ao Canadá e foi morar na casa de Ryan. A permanência definitiva no país não foi nada fácil. Depois de muita papelada, empréstimo feito pela família Hreljac para contratar advogado e audiência com o juiz, Jimmy felizmente estava regularizado no país e podia ficar.
Hoje em dia, Jimmy é um membro permanente da família Hreljac, concluiu o ensino médio e se adaptou bem a nova língua e ao pais. Ele é o braço direito de Ryan na Fundação (Ryan’s Well Foundation), fazendo apresentações e oferecendo seu conhecimento no mundo todo sobre questões da água.
 

A Fundação de Ryan

A Ryan’s Well Foundation, criada em 2001, acaba de completar 10 anos. Ajudou a construir mais de 630 poços e 700 latrinas, levando água potável e serviços de saneamento básico para mais de 705.000 pessoas.

Ryan é reconhecido pela Unicef como Líder Global da Juventude e continua dedicado e empolgado com seu trabalho na Fundação, dando palestra em vários países, escolas, igrejas, clubes, eventos e conferências, falando de forma apaixonada sobre a necessidade de água limpa em todo o mundo. Ensina também a população local a cuidar corretamente dos poços e da água.

No site da fundação é possível fazer doações, conhecer os projetos e até receber dicas, passo a passo de como fazer seu próprio projeto e arrecadar fundos. Nem a distância é problema, pois eles também realizam palestra por Skype, basta entrar em contato.



 Hoje em dia, Ryan –com 19 anos- tem sua própria fundação e conseguiu levar mais de 400 poços à África. Encarrega-se também de proporcionar educação e de ensinar aos nativos a cuidar dos poços e da água. Recolhe doações de todo o mundo e estuda para ser engenheiro hidráulico. Ryan tem-se empenhado em acabar com a sede na África.
 
 
 



BASTA ACREDITAR EM SI MESMO

Angustiado com a falta de escolas de ensino básico em algumas províncias filipinas, o conterrâneo Illac Diaz resolveu dar um jeito no problema e fundou o Bottle School Project, que, como o próprio nome diz, pretende construir escolas de uma forma bem barata – e que, de quebra, ajuda o meio ambiente: com garrafas PET usadas

Para quem achou a idéia maluca, Diaz já tem a prova de que seu projeto não é nem um pouco utópico. A primeira escola da iniciativa está pronta, em San Pablo, e foi construída com milhares de garrafas PET de 1,5 e 2 litros, que foram preenchidas com adobe líquido – uma substância feita com terra crua, água e fibras naturais ou palha – para dar consistência às paredes. Segundo Diaz, além de ser mais barato do que o concreto, o adobe é cerca de três vezes mais forte do que o cimento










 
 Agora imagine um prédio de garrafas pet!!!

IMPOSSÍVEL?


Um grupo asiático de empresas e fabricantes dos setores de comunicação, construção, químicos e têxtil, o Far Eastern Group, resolveu por à prova a questão do reaproveitamento. O grupo revelou ao mundo o Eco Ark, um prédio construído com 1,5 milhão de garrafas pet. Este exemplo é mais uma das infinitas possibilidades do que pode ser feito com materiais nocivos à natureza que não serão mais utilizados.


O edifício está localizado na cidade de Taipei, em Taiwan (China). A construção se destaca não só pela atitude ecológica, mas também pela funcionabilidade do prédio. Com três andares, o Eco Ark conta com anfiteatro, salão de exposições e usa água da chuva coletada para o seu sistema de resfriamento.

Com o slogan “Reduzir, Reutilizar e Reciclar”, o Eco Ark proporcionou uma nova utilização para o plástico e retirou do ecossistema uma enorme quantidade do material, que levaria mais de 100 anos para se decompor.

Criatividade e atitude que podem inclusive ser levadas a outros lugares e tocar a mente de mais pessoas. Isso porque, de acordo com a Far Eastern Group, o Eco Ark pode até mesmo ser desmontado para transporte e remontado rapidamente em outro local.













 Para começarmos a mudar o modo como encaramos nossa existência neste planeta, basta uma simples reformulação de atitudes. Não é preciso muito para fazer a diferença quando se trata de consciência ambiental. Pequenos gestos podem ser valiosos, quando realizados por um número considerável de pessoas. 
Isso quer dizer que separar o lixo, usar a água de maneira racional, não jogar dejetos em via pública entre tantos outros exemplos, pode sim transformar a realidade do nosso planeta e a nossa também. Acima, exemplos de pessoas que levaram esse pensamento além do imaginável. O que nos faz pensar que existe gente realmente preocupada com a preservação do meio ambiente e que transforma este sentimento em soluções simples que, no final das contas, acabam trazendo resultados positivos para todos nós.
 

Quando eu disse ao caroço de laranja,
que dentro dele dormia um laranjal inteirinho, ele me olhou estupidamente incrédulo.
(José Hermógenes de Andrade Filho)


 

20 maneiras criativas de reutilizar garrafas PET

@ALINEKELLY 19 DE JUNHO DE 2015 1
20 maneiras criativas de reutilizar garrafas PET
Segundo dados da ABIPET – Associação Brasileita de Fabricantes de PET,  o consumo brasileiro de de embalagens PET devem alcançar o montante de 840 toneladas até 2016. O Brasil é um dos maiores recicladores de PET do mundo, o indíce de reciclagem é de cerca de 60%. Mas esses 40% que faltam, ainda é muita PET, basta olharmos para os nossos rios para ver como muitas vezes não é dado um destino adequado para esse tipo de material.
Além da reciclagem uma boa alternativa é a reutilização. Em casa mesmo podemos dar uma nova utilidade as embalagens que consumimos. Confira uma seleção de dicas de reutilização de garrafas pet, que meu irmão @kriskoo viu no Facebook e indicou para o blog. Algumas já postamos, como o projeto de horta vertical do Marcelo Rosenbaum, mas ao reuni-las em uma só publicação, com certeza atiça as mentes criativas, principalmente as que estão preocupadas com o meio ambiente.




Plástico jogado no chão acabou deformando completamente a tartaruga Peanut




  •  
  • O bichinho ainda não tinha nome. Naquela época, era uma tartaruga comum que vivia em Missouri (EUA) e, como animal semiaquático, passeava pela margem de um rio.
Tudo mudou quando a tartaruga acabou envolta em uma embalagem plástica, do tipo usado em latas de cerveja e refrigerante, jogada no chão.

O animal ficou preso ao plástico e, com o passar dos anos, teve seu corpo moldado por ele. Como se tivesse um espartilho preso ao corpo, ela se viu deformada ao crescer enquanto tentava se adaptar ao plástico.

Vulnerável

Assim, aos nove anos, seu corpo ficou com forma de ampulheta, parecendo um amendoim com a casca pela metade.

As tartarugas não costumam ser muito rápidas, mas aquelas condições faziam com que ela ficasse ainda mais vulnerável aos predadores.

Por sorte, alguém a encontrou e a levou para o Zoológico de San Luis, uma cidade portuária construída ao longo da costa do rio Mississipi. Era 1993.

Os veterinários a batizaram de Peanut (amendoim) e finalmente retiraram o pedaço de plástico dela.

Mas o dano já estava feito. Peanut nunca voltaria a ter a forma de uma tartaruga comum. Diante disso, doaram-na para o Departamento de Conservação de Missouri para que tomassem conta dela.

"Se isso tivesse ocorrido com uma lontra, o animal provavelmente havia morrido por uma infecção", diz o departamento. "Mas como Peanut tem esse casco que protege seu corpo, pôde sobreviver, ainda que alguns de seus órgãos (como os pulmões) não funcionem corretamente."

Lixo pode ser muito prejudicial à vida silvestre

Hoje, aos 30 anos, a tartaruga segue vivendo em um aquário, longe de ameaças que encontraria em seu habitat natural.

Além disso, a foto de Peanut foi usada para divulgar a campanha "No more Trash" (Chega de lixo, em português), lançada em conjunto pelos departamentos de Conservação e Transporte de Missouri.

Foram meses de trabalho dos voluntários - além das campanhas para limpar rios, eles fizeram sessões informativas para conscientizar a população para que produza menos lixo, recicle mais e não jogue nada em lugares indevidos.

Lixo

O Departamento de Conservação explica que, assim como o plástico, outros tipos de lixo podem ser muito prejudiciais à fauna local.

"Coisas que têm furos ou formato de arco têm grande potencial de causar problemas para os animais", diz o site do departamento.

Muitos animais não são capazes de fazer distinção entre comida e lixo

"E quando ele (o animal) fica encurralado, entra em pânico, o que piora as coisas. Os animais não têm a mesma esperteza dos humanos, então para eles é bem mais difícil se livrar dos objetos."

De acordo com o departamento, fios também são perigosos para muitas espécies aquáticas que não conseguem vê-los. "Os que se enrolam não sobrevivem - ou morrem de fome ou são devorados por predadores."

Pequenos pedaços de plástico também são uma ameaça à vida silvestre.

"Os animais normalmente não conseguem diferenciar lixo de comida, então eles comem essas coisas e se asfixiam ou terminam com o estômago cheio de plástico e morrem de fome."

Para que isso não aconteça, o departamento recomenda jogar lixo sempre no lixo, manter as ruas e os rios limpos e, no caso dos plásticos que carregam latinhas, o melhor a fazer é cortar os anéis para evitar que qualquer animal fique preso neles.



Natal, casa cheia, distribuição de presentes, crianças para todos os lados, aquele vozerio, mesa farta!



 Uma da manhã.... voce entra na cozinha e se depara com a pia.

Oh! A pia!!!

Esquecida durante a festa agora se queda calada. Assustador!!!
Se assemelha a um monstro de sete cabeças. Pratos ainda sujos de comida te olhando disfarcadamente, talheres em profusão com ares ameaçadores, copos ainda com restos de bebida se assemelham a sombras devoradoras. E as panelas!!! Cheias de crostas e rebarbas de assados. Agigantam-se como feras, monstros; metamorfose de predadores selvagens. Horror dos horrores!  
A batalha será cruel. Por habito todos, homens, mulheres se juntam para criar uma força maior; para decidir as diretrizes da batalha. Todos concordam em dar sangue e suor. Pois não é que no meio da sangrenta luta, alguém lembra de uma dica: “ferver as panelas com água e bicarbonato”. Após uma reunião do alto comando, onde as duvidas foram discutidas: “será que não preteja a panela? Será que não estoura? Será que funciona? Bem, resolvemos experimentar. Afinal, na guerra valem todas as armas. E... funcionou!
Batalha vencida, vitória total, cozinha limpa!


Agora, pra caminha, pois amanhã começa tudo de novo!

Existem muitos métodos naturais e ecologicamente corretos para manter a casa limpa e perfumada, sem agredir a natureza e prejudicar a saúde da família.
Alguns desses métodos fazem uso de produtos naturais, encontrados em qualquer supermercado, como bicarbonato de sódio, vinagre, limão, sal, entre outros.
Lembre que  a maioria dos produtos de limpeza são poluentes.

Produtos atóxicos e naturais como o vinagre, o bicarbonato e o azeite de oliva podem ser de grande utilidade na limpeza de casa:
Ø  - Para remover manchas de ferrugem utilize limão, passando sobre a mancha.
Ø   
Ø  - Lustra móvel natural: utilize óleos vegetais (ex.:girassol, e azeite) que darão o mesmo efeito.
Ø   
Ø  O bicarbonato de sódio é utilizado na limpeza da pia de cozinha e até banheiros, também podendo ser utilizado dentro da geladeira para retirada de odores.
Ø   
Ø  O vinagre pode ser utilizado para retirar odores e como substituição de amaciantes, colocando um copo no final da lavagem a roupa fica macia.
Ø   
Ø  O sal de cozinha pode ser um grande aliado para dar aquele brilho em panelas e talheres
Ø   
Ø  Para manter a casa perfumada espalhe casca de limão e laranja em vidrinhos, isso dará um cheirinho de casa limpa.
Ø   
Ø  Cravos e canelas também servem para perfumar a casa, espalhe vidrinhos com os condimentos.
Ø   
Ø  - O sal e o bicarbonato de sódio podem ter a função de retirar odores da casa, porém estes não dão cheiro de casa limpa.
Ø   
Ø  A citronela, além de ser um repelente natural contra insetos e pode ser utilizada para perfumar a casa. Em algumas receitas, podem ser colocados às cascas de frutas cítricas, cravos e canelas durante a limpeza e obter mesmo o efeito de cheirinho pela casa.



DENGUE I (Aedes Aegypti):

Especial para crianças:
Componentes: - 1/2 litro de álcool; - 1 pacote de cravo da Índia (10 gr); - 1 vidro de óleo de bebê (100 ml). Deixe o cravo curtindo no álcool uns 4 dias, agitando duas vezes ao dia (manhã e tarde); Depois coloque o óleo corporal (pode tb ser de amêndoas, camomila, erva-doce, aloé vera). Passe só uma gota nos braços e outra nas pernas e o mosquito foge do cômodo.
O cravo espanta formigas da cozinha e até dos equipamentos eletrônicos, espanta também as pulgas dos animais. O repelente evita que o mosquito sugue o nosso sangue, assim, ele não consegue maturar os ovos e atrapalha a postura, vai diminuindo a proliferação. A comunidade toda tem de usar, como num mutirão. Não forneça sangue para o aedes aegypti !
Ioshiko Nobukuni (Sobrevivente da dengue (TEXTO LITERALMENTE COPIADO)


Chega de estragar as mãos com produtos químicos!!!


 Hoje, ser moderno é ser ecologicamente correto em toda e qualquer situaçã0. Portanto que tal aderirmos ao politicamente correto, mas, principalmente preservarmos nossa saúde!


Se entrarmos no supermercado o número de ofertas de produtos de limpeza é infindável. Mas, como produtos químicos, (por menor que seja a concentração tóxica) quer queira, quer não, eles agridem o meio ambiente e afetam nossa saúde. O odor disfarçado com perfume do campo, da floresta, do mar, etc, esconde uma verdadeira agressão ao nosso olfato, vista, pele, principalmente às nossas mãos.


Biodegradáveis, acesso fácil e rápido e com ação bactericida:

 

Produtos naturais como limão, vinagre, bicarbonato de sódio, canela e gelo substituem o mágico multiuso.


E acima de tudo: são sustentáveis.


DICAS:


Para tirar óleo, graxa e ferrugem até mesmo em tecidos:


Limão e sal: lavar a peça, passar a mistura no local; colocar no sol para agir por alguns minutos. Em seguida enxaguar abundantemente.


Eliminar mancha de roupas que entram em contato com peças de cor diferente:
Usar água gelada na lavagem.

Eliminar odores de geladeira e também eliminar bolor:
O bicarbonato de sódio, que deve ser diluído em água e aplicado com uma bucha ou um pano. A mistura tem função de cândida e cloro.
Perfumar a casa; afugentar moscas e insetos:
Cravos espetados em laranjas cortadas são naturais aromatizantes. Cascas de limão e laranja também funcionam. Basta queimá-las em uma pequena panela para obter um aroma cítrico e muito agradável.
 

Cravos espetados em limão afastam mosquitos. Usar principalmente na cabeceira à noite. Ao entardecer faça isso com 3 ou 4 limoes e espalhe pela casa.


Cravo espalhado por superfícies afasta formigas.
Canela em álcool também afugenta pernilongos, etc.
VINAGRE BRANCO
mil utilidades

Alem de ser eficaz como amaciante de roupas é excelente desinfetante usado para tirar gordura e neutralizar odores, limpar o chão da cozinha, eliminar a sujeira de vidros, eliminar odores (cigarros, etc,) nas janelas, limpar e dar brilho nas peças do fogão, limpar box de banheiro, limpar moveis sem estragar o verniz. Com características próprias para evitar fungos, protege e renova fios de tecidos, por isso é usado na limpeza de tapetes e carpetes. 

A receita abaixo recebemos de uma colaboradora.
Á voce Anne, nossos agradecimentos.
1 LITRO DE ÁGUA + 1/2 COPO VINAGRE DE ÁLCOOL + 1 COL. SOPA BICARBONATO SÓDIO + 1/4 COPO DE ÁLCOOL + 1 COL. SOPA AMACIANTE.

Dica: como o vinagre e o bicarbonato efervescem usados juntos, procure fazer a mistura num recipiente grande para depois colocar no frasco menor e na seguinte ordem:

1 - água
2 - álcool
3 - bicarbonato
4 - vinagre
5 - amaciante

Borrife sobre tecidos em geral: sofás, almofadas, caminhas de cachorro, cortinas, travesseiros, cobertores, roupas, etc. Além de tirar maus cheiros deixa o perfume duradouro do amaciante.

Pode ser usado como aromatizador de ambiente, neste caso acrescente umas gotinhas de sua essência preferida no lugar do amaciante. Captura odores e perfuma.

Se quiser uma limpeza profunda lave o objeto com a mistura, sem medo de estragar qualquer tecido, pelo contrario, o vinagre reaviva cores, o bicarbonato limpa profundamente, o amaciante amacia as fibras e o álcool faz tudo secar mais rápido.

Para limpar carpete não tem igual!!!

Tira cheiro de chulé dos tênis, de mofo das roupas (muuuuito melhor que o Shout!!), de cachorro, de xixi de cachorro, de vômito das crianças...



Sustentabilidade também é reaproveitar materiais para não gerar mais lixo!!!


Materiais:
1 caixa de leite vazia e limpa
1 pedaço de manta acrílica (de 25 x 35 cm)
2 pedaços de
tecido estampado (de 25 x 35 cm cada)
1 m de viés preto
Botão grande
30 cm de elástico redondo e preto
Cola instantânea
Cola para tecido
Cola branca
Tesoura
Linha branca
Agulha grossa


Primeiro abra a caixa de leire com a tesoura, limpe-a, depois passe cola branca ao no lado colorido e grude a manta acrílica. Espere secar e grupe um pedaço de pano estampado por cima da manta, use cola de tecido.

Dobre tudo em direção ao lado maior do retângulo, em seguida arredonde as pontas de um dos lados. Costure as laterais das outras partes.


Faça um furo na parte arredondada, coloque as duas pontas do elástico no furo e faça um nó grosso do lado de dentro. Do outro lado costure um botão e fixe com cola se desejar.





Você ainda pode fazer uma bolsa grande, dessas de levar ao supermercado para colocar mercadorias: corte as embalagens em forma retangular e una ate formar a bolsa, use cola quente para não rasgar.


Essas são apenas algumas ideias, mas que se somadas a outras podem fazer do mundo um lugar melhor e menos poluído.


(Literalmente copiado)


Falar em sustentabilidade significa mais do que “estar na moda”.
É uma drástica mudança de hábitos.

 E quando o assunto é água, aí que a mudança de hábitos precisa ser mais profunda e alcançar a intimidade.


Será que levar 30 minutos no chuveiro é realmente necessário?




Fechar a torneira enquanto se ensaboa os pratos



pode economizar dezenas de litros.

 


 

Mas, grande vilão do uso irracional da água no ambiente doméstico é o sanitário. Talvez quem mais desperdice água sejam as descargas de vasos sanitários.



 

No âmbito doméstico, a desinformação acaba por gerar displicência e o desperdício se agrava, especialmente nos meios urbanos,onde a água chega com maior frequência e abundância. Outro dado é que, quanto mais elevada a classe social, maior quantidade é consumida e também desperdiçada. Seu desperdício envolve também a perda de recursos humanos e energia.

A própria água da chuva pode e deve
ser captada para fins domésticos, através de um sistema próprio de aproveitamento. Depois que a chuva bate no telhado e limpa as sujeiras e impurezas, as próximas águas podem ser aproveitadas para os mais variados usos domésticos.
Gelatina em casca de laranja
E pode?


Essa receita é muito charmosa e ideal para o verão.
Você poderá usar laranjas ou limões e a gelatina de sua preferência.

Fatie a fruta limpa ao meio longitudinalmente (através do eixo) e retire cuidadosamente a polpa, mantendo a casca totalmente intacta. Enxugue a casca com papel toalha a fim de deixá-la completamente seca.

Agora chega a hora de preencher cada meia casca com a gelatina.
Adicione a água quente para a gelatina até que tudo esteja bem dissolvido e despeje na fruta antes que ela comece a se definir. É importante preencher até a borda, pois a gelatina vai encolher um pouco quando ela endurecer.
Transfira cuidadosamente para a geladeira e deixe por cerca de três horas, conforme as instruções na caixa.

Quando a gelatina estiver no ponto, corte a fruta ao meio longitudinalmente novamente para ficar igual a foto abaixo.
Mantenha refrigerada até que estejam prontas para servir e...
 bom proveito!!!
Que tal experimentar dentro da casca do abacaxi ou da melancia?







Leia e reflita! 


PURA HIPOCRISIA!!!



Na fila do supermercado, o caixa diz uma senhora idosa:

- A senhora deveria trazer suas próprias sacolas para as compras, uma vez que sacos de plástico não são amigáveis com o ambiente.


A senhora pediu desculpas e disse:


 - Não havia essa onda verde no meu tempo.


 O empregado respondeu:


 - Esse é exatamente o nosso problema hoje, minha senhora. Sua geração não se preocupou o suficiente com o nosso ambiente.


 - Você está certo - responde a velha senhora - nossa geração não se preocupou adequadamente com o ambiente. Naquela época, as garrafas de leite, garrafas de refrigerante e cerveja eram devolvidos à loja. A loja mandava de volta para a fábrica, onde eram lavadas e esterilizadas antes de cada reuso, e eles, os fabricantes de bebidas, usavam as garrafas, umas tantas outras vezes.


 Realmente não nos preocupamos com o ambiente no nosso tempo. Subíamos as escadas, porque não havia escadas rolantes nas lojas e nos escritórios. Caminhávamos até o comércio, ao invés de usar o nosso carro de 300 cavalos de potência a cada vez que precisamos ir a dois quarteirões.



Mas você está certo. Nós não nos preocupávamos com o ambiente. Até então, as fraldas de bebês eram lavadas, porque não havia fraldas descartáveis. Roupas secas: a secagem era feita por nós mesmos, não nestas máquinas bamboleantes de 220 volts. A energia solar e eólica é que realmente secavam nossas roupas. Os meninos pequenos usavam as roupas que tinham sido de seus irmãos mais velhos, e não roupas sempre novas.


 Mas é verdade: não havia preocupação com o ambiente, naqueles dias. Naquela época só tínhamos somente uma TV ou rádio em casa, e não uma TV em cada quarto. E a TV tinha uma tela do tamanho de um lenço, não um telão do tamanho de um estádio; que depois será descartado como?
 Na cozinha, tínhamos que bater tudo com as mãos porque não havia máquinas elétricas, que fazem tudo por nós. Quando embalávamos algo um pouco frágil para o correio, usamos jornal amassado para protegê-lo, não plastico bolha ou pellets de plástico que duram cinco séculos para começar a degradar. Naqueles tempos não se usava um motor a gasolina apenas para cortar a grama, era utilizado um cortador de grama que exigia músculos. O exercício era extraordinário, e não precisava ir a uma academia e usar esteiras que também funcionam a eletricidade.
 Mas você tem razão: não havia naquela época preocupação com o ambiente. Bebíamos diretamente da fonte, quando estávamos com sede, em vez de usar copos plásticos e garrafas pet que agora lotam os oceanos. Canetas: recarregávamos com tinta umas tantas vezes ao invés de comprar uma outra. Afiávamos as navalhas, ao invés de jogar fora todos os aparelhos 'descartáveis' e poluentes só porque a lâmina ficou sem corte.
 Na verdade, tivemos uma onda verde naquela época. Naqueles dias, as pessoas tomavam o bonde ou ônibus e os meninos iam em suas bicicletas ou a pé para a escola, ao invés de usar a mãe como um serviço de táxi 24 horas. Tínhamos só uma tomada em cada quarto, e não um quadro de tomadas em cada parede para alimentar uma dúzia de aparelhos. E nós não precisávamos de um GPS para receber sinais de satélites a milhas de distância no espaço, só para encontrar a pizzaria mais próxima.
 Então, não é risível que a atual geração fale tanto em "meio ambiente", mas não quer abrir mão de nada e não pensa em viver um pouco como na minha época?



Que tal a gente aproveitar o que havia de bom nos tempos antigos, com o que há de bom nos dias atuais!




CASCA DE OVO
O que fazer?














1. Mosaico diferente
Se você gosta de fazer arte em casa, esmague cascas de ovos - antes lave-as e seque-as no forno - em pedacinhos pequenos e cole-os na tampa de uma caixa de madeira, formando um grande mosaico. Depois, é só colorir tudo com tinta plástica.

2. Decoração de festa
Que tal pintar ovos e recheá-los com confete de chocolate para dar como lembrança de Páscoa, aniversário, chá de bebê...? Fure uma das extremidades da casca com agulha e, com cuidado, abra uma pequena tampa na outra ponta. Assopre pelo buraco menor para que a clara e a gema saiam pela abertura do outro lado. Higienize o interior com água e sabão e seque a casca no forno. Daí é só preencher com os confetes, fechar a abertura com papel de seda e decorar com canetinha colorida, tinta, glitter...

3. Controle de pragas
Para impedir que lesmas e lagartas ataquem seus vasos, espalhe cascas de ovos esmagadas na terra, ao redor das plantinhas. O cálcio do invólucro do ovo mudará rapidamente o pH (índice de acidez) do solo, tornando-o menos ácido e afastando os bichinhos. Assim você evita o uso de pesticidas químicos!

4. Café menos ácido
Duas substâncias presentes nos grãos - o ácido clorogênico lactonas e o fenil indane - provocam acidez, que muitas vezes ataca estômagos mais sensíveis. Para neutralizá-la, use o pH alcalino da casca do ovo. Basta colocar uma casca (limpa) no filtro da cafeteira. A bebida não perde o sabor.

5. Abrasivo ecológico
Pense em quantas palhas de aço vão para o lixo diariamente e poluem o planeta. Pois cascas de ovos limpas e esmagadas substituem com eficiência esse produto na hora de limpar panelas e frigideiras. Basta colocar um punhado na esponja já ensaboada.

6. Sementeiras práticas
Se você gosta de ter à mão temperos frescos, experimente usar a casca de ovo como sementeira no seu jardim. Preencha metade de várias cascas com terra, coloque dentro a semente desejada e 

plante-as. Como as cascas são biodegradáveis (ao contrário dos potes plásticos), a muda fica em contato direto com o solo depois para crescer.

7. Terra superfértil!
A compostagem (decomposição de resíduos orgânicos, como restos de vegetais e legumes crus, que depois são transformados em nutrientes para a terra) é o método mais eficiente para reduzir o lixo doméstico. As cascas de ovos degeneram-se rapidamente numa pilha de compostagem, contribuindo com cálcio e outros minerais valiosos para o solo. Suas plantinhas ficarão mais fortes e bonitas!

8. Moldes para gelatina
Torne mágica a hora da sobremesa. Fure uma das extremidades da casca do ovo com agulha e, cuidadosamente, abra uma pequena abertura na outra ponta. Assopre o buraquinho menor para que a clara e a gema saiam do outro lado. Limpe o interior com água e sabão e seque a casca no forno. Agora preencha-a com o líquido da gelatina e feche o furinho menor com esparadrapo. Coloque o "recipiente" em pé na caixa de ovo e leve à geladeira para a gelatina endurecer. Retire o esparadrapo antes de servir (as crianças devem quebrar o "ovo" na hora de comer).

9. Lâminas afiadas
De tempos em tempos, triture algumas cascas de ovo (lave-as e coloque-as no forno para secar) no liquidificador. O atrito delas com as lâminas deixa o metal afiado. E não jogue fora o pó que se formou - guarde-o num vidro em temperatura ambiente. Rico em cálcio, ele pode ser misturado na farinha de bolos e pães (basta uma pitada) para complementar a necessidade do mineral na alimentação.

10. Alívio para picadas
Se você ou alguém da família passa o verão sofrendo com a alergia causada por picadas de mosquito, tenha sempre à mão esta receitinha natural, que alivia a vermelhidão e a coceira. Lave, seque e esmague a casca de ovo e deixe-a de molho por 2 dias num pequeno frasco de vinagre de maçã. Passe a solução na área afetada três ou mais vezes ao dia. Durante o molho no vinagre, forma-se o sal acetato de cálcio que, ao cristalizar, esquenta a pele trazendo sensação de conforto
(Literalmente transcrito)

Casinhas e camas para cachorros

Sugestão do nosso amigo
Alain Ruta   (Barra Mansa/RJ)


Caminhas feitas com canos de PVC. Práticas, higiênicas e fáceis de fazer.
São muito utilizadas em canis e abrigos americanos  por apresentarem inúmeras VANTAGENS:

-  Uso ortopédico, excelente para animais com problemas de articulação, quadris, animais idosos e pesados.

- Por ser elevada facilita os atos de deitar, levantar e sair da cama, diferente das almofadas 

- Evita a formação de calos

- É uma excelente opção para animais com incontinência urinária

Veja como ela funciona com cães com incontinência.Coloque um bandejão sob a caminha para aparar a urina. 
É prático e fácil de manter tudo limpinho.
- Podem ser facilmente higiênizadas,colocadas diretamente debaixo da torneira com água, esponja e sabão, evitando assim mau cheiro e germes.
- Secam rapidamente
- São ventiladas permitindo a circulação do ar no calor

No inverno é só colocar um colchonete quentinho  
- Por ser elevada ,evita a umidade e friagem do contato direto com o piso ,evitando a presença do fungo
- São leves e fáceis de erguer permitindo limpeza total do ambiente

Resistente e duráveis.

MATERIAL NECESSÁRIO 
para fazer uma caminha, que pode ser para seu cão ou para doar a um abrigo

Canos, Juntas e Terminais de PVC
 Lona ou Tela que permita ventilação e seja de fácil limpeza


Para fixar o tecido será necessário:
Furadeira e parafusos  ou máquina de costura

Montagem do PVC :
Com os canos cortados (você pode pedir para ser feito na loja onde comprar)


Una as juntas
Faça um retângulo ou quadrado conforme preferir
confira os tamanhos

Montado os pés, hora de 
encaixá-los na moldura

 

Uma Observação IMPORTANTE!
Na hora de fixar o tecido no modelo com parafusos no canto observe :

Forma CORRETA

Parafusos na beira evitando que o cão roa o tecido



 Forma ERRADA


Sobra de tecido:  o cão acaba roendo e estragando rápido a cama



Depois que pegar o jeito é só soltar a imaginação e criar lindos modelos!!!

Caso se torne um craque,que tal fazer um mutirão com amigos e doar para abrigos?
PENSE NISSO ! 



 

 

 

 

Como regar as plantas estando ausente.





Pegue uma simples garrafa pet, faça um furo na tampa, e a enterre de cabeça para baixo no vaso.
Para tirar a pressão, faça um furo na parte de cima da garrafa, dessa forma, a terra não permitirá que a água saia toda de uma vez, deixando sua planta úmida.

SUPER SIMPLES!!!





 Brasil é campeão de reciclagem de alumínio, superando países como o Japão.
OH! Maravilha!!!

Bem... não é bem assim!!! Não é esse quadro maravilhoso que querem nos enfiar goela abaixo. O mundo enxerga o Brasil como o país que abocanhou um grande troféu: o maior reciclador de alumínio do mundo. E as grandes empresas de refrigerante e cerveja fazem questão de mostrar a reciclagem brasileira como se fosse consequência de uma população otimista, bem educada e disposta a colaborar. Mas, a grande verdade é que o sucesso da reciclagem não se deve a conscientização ambiental ou a administração pública. Ela existe por conta de pessoas que viram no lixo uma alternativa de sobrevivência. Ela existe porque temos a miséria, pobreza e pessoas que chafurdam no lixo alheio para retirar o “pão nosso de cada dia”.

Coletar lixo, latinhas, etc, é uma forma de sobrevida encontrada por esses excluídos. Esse é um trabalho visto como degradante pela sociedade, até mesmo repulsivo. Mas os “catadores de materiais recicláveis” fizeram do lixo uma forma de obter renda para o próprio sustento. A imagem do “catador do lixo” é provocadora. Por um lado, a força de vida dessas pessoas não tem como traduzir e isso incomoda muito, muito mesmo a muitas pessoas de nariz empinado e acostumadas ao comodismo. A discriminação social é visível e sensível, por expor de forma pública a pobreza. Será que diante de tão graves problemas nós teriamos a mesma coragem?

E o outro lado? O que seria de nós sem eles? Quer queiramos ou não, eles realizam uma atividade muito importante para a sociedade e o meio ambiente. São eles os responsáveis pela coleta, separação e triagem do lixo, que é vendido às indústrias de reciclagem para transformar-se em matéria-prima para novos produtos e consequentemente, poupando muito os recursos naturais. Cresce o numero de cooperativas que se organizam em volta desse novo ramo. Portanto, vamos torcer para que cada vez mais as elas se organizem e que possam criar cursos profissionalizantes dando assim aos catadores uma alternativa de vida

 O catador de lixo tem um importante papel em nosso contexto.

Hoje ele é importante agente ambiental.

É um agente de mudança neste novo mundo em que vivemos.

Portanto, vamos mudar nossa maneira de ser e de enxergar esse

SER HUMANO

que merece todo o nosso respeito e admiração!!!


São tantas pessoas que se fazem de ignorantes, para não reconhecer as desigualdades mais gritantes que o nosso planeta enfrenta.

Perolas das multinacionais:

Uma empresa multinacional de refrigerante, disse em um comercial, que o produto deles trazia tanta felicidade, que inclusive a latinha era uma fonte de renda de muitas famílias. Só rindo mesmo…

Uma outra multinacional prega a reciclagem e uma postura mais sustentável. Mas, ela esquece foi uma das grandes responsáveis pelo fim de uma das formas mais sustentáveis de se comercializar produtos: as embalagens retornáveis.
Antes, vendiam o refrigerante. Hoje, vendem latinhas atrativas!!!



Pneus Velhos de Cara Nova





















Registros do uso do sal remontam a 5 mil anos. Ele já era usado na Babilônia, no Egito, na China e em civilizações pré-colombianas. Nas civilizações mais antigas, contudo, apenas as populações costeiras tinham acesso a ele. Escasso e precioso, o sal era vendido a peso de ouro. Em diversas ocasiões, foi usado como dinheiro. Entre os exemplos históricos mais conhecidos figura o costume romano de pagar em sal parte da remuneração dos soldados, o que deu origem à palavra
 SALÁRIO.

O sal usado no Brasil normalmente é de origem marinha, mas o sal que vem com essa denominação não passou por processo de refinamento e preserva minerais encontrados na água do mar. Então como diminuir o sódio? Você pode fazer sal de ervas, ele tem menos sódio, ajuda na hora da digestão, não provoca problemas como hipertensão e você pode se acostumar com ele facilmente Nestas receitas o sal é misturado a ervas para diminuir a quantidade de sódio ingerida. Também outras sugestões de receitas com menos quantidade de sal e também sem sal nenhum, para atender a pessoas que querem comer menos sal e até aquelas que precisam excluí-lo da dieta por recomendação médica.


RECEITA:01
10g de alecrim
25g de manjericão
15g de orégano
10g de salsinha
100g de sal comum

Quantidades relativas ao peso das embalagens da erva seca disponíveis no mercado.

Preparo
Bater os ingredientes no liquidificador. Guardar em pote de vidro bem fechado. Usar no lugar do sal comum


RECEITA:02

1 xícara de chá de sal grosso
1 xícara de chá de orégano
1 xícara de chá de alecrim
1 xícara de chá de estragão

 Preparo

Lave bem as ervas e seque elas com um pano limpo. Depois, coloque-as junto com o sal no liquidificador ou no processador de alimentos e triture tudo. Guarde a mistura em um recipiente fechado, em local fresco e sem umidade.

RECEITA:03
 10g de alecrim
25g de manjericão
15g de orégano
10g de salsinha
100g de sal marinho
 Preparo
Bata os ingredientes no liquidificador. Guarde em pote de vidro bem fechado e use no lugar do sal comum.

RECEITA:04
1 Medida de sal light
1 Medida de orégano
1 Medida de manjerona seca
1 Pitada de alecrim
 PREPARO
Bata tudo no liquidificador ou processador e use como sal. Ajuda no combate à hipertensão.
OBS: 
Acrescente os temperos de sua preferência, experimente!!!
A medida você decide! Pode ser colher de sopa, 1 copo de cafezinho...


UM EXEMPLO A SER ADMIRADO E SER SEGUIDO

CLICK NO ENDEREÇO ABAIXO

NOVO MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

Reaproveitando um material que iria para o lixo.

Imagine fazer um caiaque sustentável com garrafas pet?



Ou os móveis de sua casa?


Ou uma piscina?


Ou sua própria casa?


Não é uma idéia fantástica?

E ... uma escola?

Angustiado com a falta de escolas de ensino básico em algumas províncias filipinas, o conterrâneo Illac Diaz resolveu dar um jeito no problema e fundou o Bottle School Project, que, como o próprio nome diz, pretende construir escolas de uma forma bem barata – e que, de quebra, ajuda o meio ambiente: com garrafas PET usadas

Para quem achou a idéia maluca, Diaz já tem a prova de que seu projeto não é nem um pouco utópico. A primeira escola da iniciativa está pronta, em San Pablo, e foi construída com milhares de garrafas PET de 1,5 e 2 litros, que foram preenchidas com adobe líquido – uma substância feita com terra crua, água e fibras naturais ou palha – para dar consistência às paredes. Segundo Diaz, além de ser mais barato do que o concreto, o adobe é cerca de três vezes mais forte do que o cimento


Agora imagine um prédio de garrafas pet!!!




































IMPOSSÍVEL?

Um grupo asiático de empresas e fabricantes dos setores de comunicação, construção, químicos e têxtil, o Far Eastern Group, resolveu por à prova a questão do reaproveitamento. O grupo revelou ao mundo o Eco Ark, um prédio construído com 1,5 milhão de garrafas pet. Este exemplo é mais uma das infinitas possibilidades do que pode ser feito com materiais nocivos à natureza que não serão mais utilizados.

O edifício está localizado na cidade de Taipei, em Taiwan (China). A construção se destaca não só pela atitude ecológica, mas também pela funcionabilidade do prédio. Com três andares, o Eco Ark conta com anfiteatro, salão de exposições e usa água da chuva coletada para o seu sistema de resfriamento.
Com o slogan “Reduzir, Reutilizar e Reciclar”, o Eco Ark proporcionou uma nova utilização para o plástico e retirou do ecossistema uma enorme quantidade do material, que levaria mais de 100 anos para se decompor.
 

Criatividade e atitude que podem inclusive ser levadas a outros lugares e tocar a mente de mais pessoas. Isso porque, de acordo com a Far Eastern Group, o Eco Ark pode até mesmo ser desmontado para transporte e remontado rapidamente em outro local.



Para começarmos a mudar o modo como encaramos nossa existência neste planeta, basta uma simples reformulação de atitudes. Não é preciso muito para fazer a diferença quando se trata de consciência ambiental. Pequenos gestos podem ser valiosos, quando realizados por um número considerável de pessoas. 
Isso quer dizer que separar o lixo, usar a água de maneira racional, não jogar dejetos em via pública entre tantos outros exemplos, pode sim transformar a realidade do nosso planeta e a nossa também. Acima, exemplos de pessoas que levaram esse pensamento além do imaginável. O que nos faz pensar que existe gente realmente preocupada com a preservação do meio ambiente e que transforma este sentimento em soluções simples que, no final das contas, acabam trazendo resultados positivos para todos nós.
 
Quando eu disse ao caroço de laranja, que dentro dele dormia um laranjal inteirinho, ele me olhou estupidamente incrédulo

José Hermógenes de Andrade Filho


Que tal fazer uma pequena horta, ou uma coleção de ervas para uso da família, ou uma coleção de plantinhas exóticas ou até mesmo de diferentes flores. Não exige muitos cuidados, fácil e acessível para cuidar e ... pode funcionar até mesmo como decoração.

Algumas sugestões:







Como matar mosquitos de forma ecologicamente correta
O dióxido de carbono é essencial à vida no planeta. Visto que é um dos compostos essenciais para a realização da fotossíntese - processo pelo qual os organismos fotossintetizantes transformam a energia solar em energia química. Esta energia química, por sua vez é distribuída para todos os seres vivos por meio da teia alimentar. Este processo é uma das fases do ciclo do carbono e é vital para a manutenção dos seres vivos
Mas, o grande problema é:
Insetos como o mosquito da dengue e outros pernilongos localizam suas vítimas preferidas através do CO2 que liberamos em nossa respiração e da percepção de outras substâncias que liberamos em nosso suor, como o ácido láctico.

  Como matar mosquitos de forma ecologicamente correta

Já foi o tempo em que picada de mosquito era apenas desagradável. Hoje ela pode até matar!
A dengue está de volta com variações mais agressivas, nossos cuidados devem ser redobrados.

Vale à pena experimentar as duas receitas!!
 Primeira receita
  

Ingredientes:

§  100 ml de álcool
§  1 pacote de cravo da Índia (10 gr)
§  1 vidro de óleo de amêndoas
§   

Modo de preparar:

Deixe o cravo curtindo no álcool uns 4 dias agitando, cedo e de tarde;
Depois, coloque o óleo de amêndoas. Pode ser outro óleo corporal.

Como usar:

Passe pequena quantidade no braço e pernas e o mosquito nem vai pensar em chegar perto de você

FUNCIONA. Usei e aprovei, embora o cheiro seja enjoativo. Ao usar alguns cuidados devem ser tomados, pois com facilidade mancha roupas, paredes, etc.
 


Armadilhas ecológicas para mosquitos !




Segunda receita
 
O que nós precisamos é, basicamente:
 

- 200 ml de água,
 - 50 gramas de açúcar mascavo,
 - 1 grama de levedura (fermento biológico de pão, encontra em qualquer supermercado ou padria) e 
- uma garrafa plástica de 2 litros


Como fazer:


1. Corte uma garrafa de plástico (tipo PET) ao meio. Guardar a parte do gargalo:    

2. Misture o açúcar mascavo com água quente. Deixe esfriar. Depois de frio despejar na metade de baixo da garrafa.
  3. Acrescentar a Levedura . Não há necessidade de misturar. Ela criará dióxido de carbono.
4. Colocar a parte do funil, virada para baixo, dentro da outra metade da garrafa.
5. Enrolar a garrafa com algo preto, menos a parte de cima, e colocar em algum canto de sua casa.
  

Em duas semanas você vai ver a quantidade de pernilongos e mosquitos que morreu dentro da garrafa.
  Não se esqueça da Dengue nos próximos meses: este pernilongo pode matar uma pessoa!















Um comentário:

Patrícia Chammas disse...

Lia!!
Essa parte do blog tá ótima!
Essa receita da solução contra mosquitos na garrafa plástica eu tb recebi e ia te mandar. Depois me conta se você testou e deu certo.
Um beijinho,
Patrícia